top of page

Viagens de incentivo criam novo nicho no mercado de turismo

  • Foto do escritor: inventoviagens
    inventoviagens
  • 30 de abr.
  • 4 min de leitura

Com apoio da Embratur e aumento da demanda por experiências personalizadas, segmento impulsiona o setor e reforça o Brasil como destino estratégico no mercado global


Veja o que foi publicado no portal Diário do Comércio sobre como as viagens de incentivo criam novo nicho no mercado de turismo.
Minas oferece destinos muito apreciados por empresas de todo o País, especialmente as cidades históricas, do Circuito do Ouro, Serra da Mantiqueira e Inhotim (foto) | Crédito: Reprodução Adobe Stock
Minas oferece destinos muito apreciados por empresas de todo o País, especialmente as cidades históricas, do Circuito do Ouro, Serra da Mantiqueira e Inhotim (foto) | Crédito: Reprodução Adobe Stock

Consideradas uma das estratégias mais eficazes para motivar equipes e fortalecer a cultura organizacional, as viagens de incentivo têm se destacado como um nicho dentro do segmento Mice (da sigla em inglês referente ao turismo de reuniões, viagens de incentivo, congressos, feiras e eventos em geral). Empresas que investem nesse tipo de premiação não apenas elevam a produtividade, mas também promovem um ambiente de trabalho mais engajado e colaborativo.


O segmento tem se tornado tão importante que o governo federal, através da Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em novembro do ano passado, durante a IBTM World – maior feira de Mice do mundo, na Espanha, apresentou uma plataforma que traz uma seleção dos principais destinos para viagens de incentivo. O objetivo era mostrar o potencial brasileiro e ampliar o fluxo do turismo de negócios e eventos do Brasil no mundo. Em parceria com o Sebrae, a Embratur levou mais de 30 coexpositores para o evento.


E, em dezembro, a Embratur, também no intuito de fortalecer o turismo de incentivo no Brasil, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Site South America (Society for Incentive Travel Excellence). O acordo destaca o Brasil como um dos principais destinos globais no segmento de viagens de incentivo.


Naquela ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância desse segmento para o fortalecimento da economia do turismo e para a projeção internacional do País.


“Esta parceria reflete nossa visão de alavancar o enorme potencial do Brasil no mercado de viagens de incentivo, um segmento de grande impacto econômico. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil é um destino diferenciado, capaz de oferecer experiências únicas e inesquecíveis para o público corporativo”, avaliou Freixo.


Na mesma ocasião, o presidente da Site South America, Jeverson Zanini, comemorou a assinatura do acordo. “É com grande entusiasmo que celebramos esta parceria com a Embratur. Como a única associação global dedicada exclusivamente às viagens de incentivo, reconhecemos a relevância desse segmento como um motor estratégico do turismo global. O Brasil, com seu imenso potencial como destino receptivo, destaca-se como uma peça-chave nesse cenário. Com um mercado vibrante e promissor, o fortalecimento de nossa atuação na América Latina será um dos pilares do nosso crescimento em 2025”, completou Zanini durante o evento.


Para a diretora da Invento Incentivo – empresa paranaense especializada em turismo de premiação -, Cintia Michele da Silva, a viagem de incentivo é um momento especial em que o viajante – seja ele um colaborador ou um parceiro – não está a serviço, mas continua representando a empresa e está sendo recompensado por ela. Então, esse é o momento de fortalecer esse laço através do encantamento.


“O que a Embratur está fazendo é atrair o turista estrangeiro para os destinos internacionais clássicos no Brasil, que já estão preparados. Então, nós que trabalhamos internamente, precisamos desenvolver destinos e capacitar os fornecedores. Aquela ideia de que a pessoa vai chegar no hotel e enfrentar a fila do check-in não serve para o incentivo. Ela tem que se sentir em segurança e bem tratada desde que saiu de casa porque ela não comprou uma viagem, ela ganhou”, explica Cíntia Silva.


De acordo com a diretora, o diferencial para uma ótima experiência em viagens de incentivo é a personalização dos roteiros, que devem ser pensados de forma estratégica para refletir os valores e a cultura das empresas. O destino deve estar alinhado com os interesses e perfil dos premiados. Opções como eventos esportivos, festivais culturais ou destinos paradisíacos são altamente valorizadas.


Um levantamento da consultoria Brain Inteligência Estratégica, realizado no fim de 2023, justifica a escolha das viagens como uma forma de premiar parceiros e fortalecer a cultura corporativa. O estudo sobre expectativas para a economia e as pretensões de consumo revelou que 55% dos entrevistados tinham a intenção de adquirir uma viagem nacional de lazer em 2024. O segundo item da lista de compras do brasileiro era o telefone celular, com 38%, seguido pela compra de um automóvel (30%) e de um aparelho de televisão (25%). Em quinto lugar, com 22%, estava o desejo de fazer uma viagem internacional de lazer.


“Tudo nas viagens de incentivo é personalizado, tratado como único e os hotéis e receptivos não estão acostumados com isso. O meu trabalho é fazer com que isso aconteça. O hóspede vai ter um check-in em separado, se o destino é de praia, por exemplo, vai receber uma toalhinha molhada. E se a empresa contratante for uma perfumaria, a toalha vai estar com uma fragrância da marca. Esse é só um exemplo”, pontua.


Atendendo grandes clientes e com roteiros nacionais e internacionais, a empresária destaca que para atender premiados mineiros, os principais destinos têm a ver com sol e mar. E que, na outra ponta, Minas oferece destinos muito apreciados por empresas de todo o País, especialmente as cidades históricas, do Circuito do Ouro, Serra da Mantiqueira e Inhotim.


“Minas tem destinos incríveis, com ótimos hotéis. Além dos clássicos como Ouro Preto e Tiradentes, estamos prospectando novas regiões. A cultura e a gastronomia do Estado são verdadeiras instituições que os viajantes valorizam e as empresas sabem que vão acertar. Do outro lado, agradar os mineiros não é uma tarefa fácil porque estão acostumados com experiências excelentes, mas o jeito mineiro de ser facilita as coisas. O primeiro ponto é cuidar da alimentação. Se a comida for boa e farta, meio caminho estará andado”, afirma a diretora da Invento Incentivo.


Texto publicado em 30/04/2025 no portal Diário do Comércio.

Copyright © 2025, Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.

Comments


JUNTE-SE A NÓS

E nos conte, como você deseja a viagem de recompensa dos seus talentos?

Contrate com a Invento para:

  • Organizar as viagens de incentivo da sua equipe com experiências memoráveis;

  • Coordenar a logística de convenções personalizadas de acordo com suas necessidades;

  • Estruturar o programa de visita a sua fábrica para inspirar, encantar e estreitar relacionamento.

Obrigado(a), Em breve retornaremos.

FIQUE POR DENTRO

Assine nossa newletter

e saiba de tudo

Email enviado!

logo_invento_incentivo_slogan.webp

Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido com ❤️ por Onegate

bottom of page